METZGERIACEAE

Metzgeria subaneura Schiffn.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Metzgeria subaneura (METZGERIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é considerada endêmica do Brasil. Ocorre nos Estados do Acre, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul (Costa et al., 2012). Foi registrada em altitudes que variam entre 500 e 1500 m de altitude (Santos, 2008).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: DD
Justificativa:

?A espécie é endêmica do Brasil e apresenta ampla distribuição. Recomenda-se estudos a fim de verificar o estado de conservação das subpopulações da espécie e incidência das ameaças nas regiões de ocorrência da mesma.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em Floresta de Terra-Firme e em Floresta Ombrófila Densa (Costa et al., 2012).
Habitats: 3.6 Subtropical/Tropical Moist
Detalhes: Planta talosa, corticícola (Costa et al., 2012), epífita; ocorre em Floresta de terra-firme e em Floresta Ombrófila Densa (Costa et al., 2009; 2012).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Vulnerável (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do estado do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).